quarta-feira, março 30, 2011

As escolas de pensamento da história da Psicologia

A História da Psicologia é marcada por evoluções contínuas: diversos intelectuais e experimentadores defendem novas ideias, que se contrapõem às antigas, substituindo-as, em alguns casos, amplificando-as noutras, definindo assim o curso das escolas de pensamento.

É de notar que o desenvolvimento de cada escola ficou marcado pela relação divergente com o pensamento predominante até então e pela emergência de pontos de vista desafiadores que a estes se opunham.

Resumidamente, a Psicologia não foi definida num só momento e estagnou, houve uma constante evolução de ideias, pensamentos, até aos dias de hoje. No entanto, a Psicologia não irá ficar por aqui, até ao que chegou actualmente, isto é, o que nos estudamos hoje e toda a informação existente sobre o assunto poderá muito bem não ser as mesmas quando os nossos netos tiverem acesso a este tipo de conhecimento ou mesmo então os nossos filhos. A Psicologia como ciência que se tornou é dinâmica e está em contanste “regeneração”.



Para teres acesso a este quadro esquemático, faz o download do mesmo aqui.


Nos próximos posts poderás ver cada escola de pensamento um pouco mais aprofundada, onde estará abordado o tema "1.1. O aparecimento da psicologia como ciência". Não percas!

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "