quarta-feira, março 30, 2011

A História da Psicologia


A psicologia, cientificamente falando, é uma construção cultural europeia. Surgiu e desenvolveu-se na Europa, onde se verificaram, nos finais do século XIX e na primeira metade do século XX, algumas contribuições notáveis por parte de muitas figuras da história da psicologia.
  • Na Alemanha, Wundt (1832-1920) fundou em 1879 o primeiro laboratório de psicologia experimental, possibilitando a autonomização da psicologia como ciência;
  •  Ainda na Alemanha, Ebbinghaus (1850-1909) realizou importantes estudos experimentais sobre a memória e esquecimento;
  • Na Áustria, Freud (1856-1939) atribuiu ao inconsciente um papel fundamental na origem das desordens do comportamento e propôs a psicanálise como método de tratamento;
  •  Na Rússia, Pavlov (1849-1936) fez importantes descobertas no domínio do condicionamento com aplicação ao estudo do comportamento;
  •  Na Inglaterra, Galton (1822-1911) investigou e desenvolveu o importante tema das diferenças individuais;
  •  Na França, Binet (1857-1911) elaborou uma escala de medida da actividade intelectual, cujos desenvolvimentos e ramificações posteriores, influenciaram a psicologia aplicada ao longo do século XX;
  • Na Suiça, Piaget (1890-1980) fez descobertas notáveis no domínio do desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente. 



Ebbinghaus afirmou que “A psicologia possui um longo passado, mas uma curta história”. De facto, a psicologia é uma das disciplinas académicas mais antigas, e o seu passado remota a algumas questões já reflectidas e pensadas pelos filósofos gregos na antiguidade como o problema de relação entre a mente e o corpo, o problema da consciência, o livre arbítrio e a percepção da realidade. Por sua vez, a história da psicologia é mais recente e oficialmente remota a 1879 com a criação do primeiro laboratório de psicologia experimental por Wundt na cidade de Leipzig, na Alemanha. 




No fundo, podemos distinguir dois grandes momentos da história da Psicologia:
  • Psicologia pré-científica (antes de 1879): conjunto de teorias resultantes de especulações não submetidas a testes empíricos.
  •  Psicologia como ciência (depois de 1879): conjunto de teorias submetidas a testes empíricos e formadas mediante métodos que valorizam a experimentação e a observação.

No próximo post poderás ver "As escolas de pensamento da história da Psicologia", onde estará abordado o tema "1.1. O aparecimento da psicologia como ciência". Não percas!

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "