segunda-feira, março 21, 2011

Introdução à Psicologia



Inicio o blog com uma pequena introdução à psicologia, assunto que está integrado no tema "1. Introdução à Psicologia do Desenvolvimento".


Fig. 1 - Símbolo da Psicologia

O termo Psicologia (psyquê significa alma, sopro; logos significa estudo, tratado, ciência) aparece no final do século XVI, introduzido por Rudolph Gocleinus.
A Psicologia é o estudo científico do comportamento (tudo o que o organismo faz) e dos processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento) em termos de organização e diversidade. A função da psicologia é construir um corpo coerente de enunciados, empiracamente fundamentadas, de forma a explicar o comportamento e a organização mental das pessoas e proporcionar previsões correctas. É uma ciência que tem por objectivo descobrir leis e regularidades entre fenómenos de modo semelhante às ciências físicas e biológicas.
A psicologia é ainda uma ciência, porque formula modelos e teorias consistentes para compreender, explicar e prever os fenómenos humanos e depois avalia, modifica, retém ou abandona tais modelos explicativos se não forem capazes de resistir às provas empíricas, à replicação de resultados e à inspecção dos especialistas, ao contrário da psicologia popular e do senso comum que apresentam um corpo de saberes praticamente imutável ao longo de gerações.


Psicologia científica e Psicologia popular
  • Podem ter alguns aspectos em comum em termos de conteúdo
  • São saberes de natureza diferente em termos de pesquisa de dados, organização do saber, previsão e controlo da acção.



No próximo post poderás ver "História da Psicologia", onde estará abordado o tema "1.1. O aparecimento da psicologia como ciência". Não percas! 

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "