quarta-feira, março 30, 2011

Objecto de Estudo da Psicologia

O campo de estudo da psicologia é muito vasto – alguns dos fenómenos que aborda fazem fronteira com a biologia, outros com as ciências sociais, como a sociologia. De uma forma geral, esta ciência interessa-se por aquilo que os organismos fazem – o comportamento e aqui inclui-se a actividade mental.

O objecto de estudo da psicologia científica é o estudo do comportamento e dos processos mentais, tendo em vista a sua explicação, isto é, estabelecer relações com as suas causas.
·         COMPORTAMENTO Qualquer acto efectuado pelo organismo e que possa ser observado e registado. Sorrir, falar, pestanejar, calçar um sapato, marcar respostas num questionário são exemplos de comportamentos.

·         PROCESSO MENTAL Fenómeno interno e subjectivo, inferido a partir dos comportamentos observados, por outras palavras, experiência intena (inferida a partir do comportamento). Pode ser consciente ou inconsciente; ocorre durante toda a vida; depende de factores hereditários e socioculturais. Sensações, percepções, lembranças, emoções, sonhos, pensamentos, crenças são exemplos de processos mentais.


Todas as ciências têm por finalidade chegar a conhecimentos rigorosos e objectivos, o que lhes permite compreender, prever e controlar os factos que investigam. Também a psicologia comunga das mesmas finalidades, propondo-se:
· Descrever comportamentos e processos mentais.
· Explicar comportamentos e processos mentais, o que significa identificar as causas que os determinam.
· Prever comportamentos, o que só é possível a partir da identificação das suas causas.
· Controlar as circunstâncias em que ocorrem os comportamentos, o que exige a sua explicação.


Dada a introdução sobre o objecto de estudo da psicologia, faz agora sentido que se apresente “As escolas de pensamento da história da psicologia”. É o que poderás ver no próximo post, fica atento!

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "