quarta-feira, março 30, 2011

Titchener e o Estruturalismo

Fig.1 - Edward Titchener
(1867-1927)
            Interessado pela psicologia wundtiana, Edward Titchener torna-se discípulo de Wundt. Surge-lhe a oportunidade de dirigir um laboratório e cria-se uma nova etapa na sua vida: a apresentação de uma nova abordagem, à qual designou de estruturalismo.
           
            Wundt procurava identificar os elementos da consciência centrando-se essencialmente na sua síntese em processos cognitivos superiores através da apercepção, enquanto que Titchener defendia que a principal tarefa da psicologia residia na decomposição da natureza das experiências consistentes elementares, isto é, na determinação da estrutura da consciência pela análise das suas partes consistentes.
            Para Titchener a experiência consciente dependente do indivíduo seria o único enfoque adequado da pesquisa psicológica, diferenciando-se do tipo de experiências estudado por cientistas de outras áreas.

            O discípulo de Wundt utilizava um método introspectivo muito semlhante ao proposto pelo seu professor no que se referia ao rigor e à repetição, bem como à procura contínua da obdiência às normas da experimentação científica. Não obstante, existia uma grande diferença na aplicação do método por Titchener e por Wundt: enquanto o primeiro lidava com os relatos subjectivos dos elementos da consciência, o segundo lidava com reacções mais objectivas e quantitativas ao estímulo externo.


0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "