domingo, maio 29, 2011

Desenvolvimento Físico na Adolescência

A adolescência é uma fase crítica do ser humano entre os 9 e os 20 anos, que ocorrem algumas alterações no indivíduo quer a nível físico, quer a nível psicológico e a nível social.
A nível psicológico, a adolescência é a uma fase em que o jovem tenta essencialmente definir-se perante os outros, concebendo a sua própria identidade que por vezes pode ter várias consequências quer para ele, quer para as pessoas em seu redor, outro aspecto é que o adolescente começa a definir o rumo da sua vida, é quando começa a realizar decisões sobre a sua vida, como o futuro que deseja. A nível social, o indivíduo mostra-se capaz a passar de estado de dependência a um estado de independência não só a financeiramente mas também emocionalmente, o adolescente também começa a preocupar-se com a sua imagem, querendo alterar por vezes a imagem que dava no passado. Por fim a nível físico é nesta fase que o organismo sofre mais alterações.
Esta fase é a puberdade, onde irão ocorrer as grandes mudanças biológicas e fisiológicas tanto no corpo da mulher como do homem.
Em geral, no sexo feminino começa entre os 9 e os 13 anos, variando esse período de pessoa para pessoa. Com ela vem a primeira menstruação ou menarca. Essa fase também coincide com várias transformações, que se vinham manifestando na fase pré-puberal. As principais características são:
·         Alargamento dos ossos da bacia;
·         Início do ciclo menstrual (http://www.youtube.com/watch?v=txdK6khSGJs&feature=related);
·         Surgimento de pêlos na púbis e nas axilas;
·         Depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
·         Desenvolvimento dos seios.
  Para saberes mais sobre a puberdade feminina, sugeriro-te este vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=7NAyjvOZIDg



No sexo masculino as transformações iniciam-se um pouco mais tarde do que nas raparigas, por volta dos 11 e 15 anos. Os primeiros sinais são o aumento do tamanho dos órgãos genitais, o aparecimento da barba, pêlos nas pernas, nos braços e no peito. A voz fica mais grave, os músculos começam a enrijecer, os ombros e o tronco alargam-se, a pele torna-se mais gordurosa e com isso aparecem as espinhas. Nesta fase, é natural que os rapazes tenham a sua primeira ejaculação. As principais mudanças são:
·         Surgimento de pêlos na púbis, nas axilas e no peito;
·         Aumento dos testículos e do pênis;
·         Crescimento da barba;
·         Voz grossa;
·         Ombros mais largos;
·         Aumento da massa muscular;
·         Início da produção de espermatozóides;
·         Aumento do peso e da estatura.
Para saberesmais sobre a puberdade masculina, sugeriro-te este vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=1bsV5aJZQMw
Por vezes estas alterações não ocorrem no devido período e isso pode criar alguns problemas nos jovens. Alguns problemas nas raparigas podem ter a ver com a menstruação, onde em algumas o aparecimento da 1ª menstruação ocorre muito cedo e isso pode não ser bem aceite por elas, outro problema é o desenvolvimento dos seios pois podem criar alguns preconceitos se possuírem seios poucos desenvolvidos ou até mesmo muito desenvolvidos. Nos rapazes alguns dos problemas pode ser o crescimento do pénis, onde adolescentes com pénis pequeno podem ser ridicularizados pelos outros e um outro problema está relacionado com a maturação do organismo, onde rapazes com maturação tardia podem ser mais fracos, baixos e piores atletas.

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "