segunda-feira, maio 30, 2011

Relação entre indivíduos e grupos

            Nas relações que estabelecemos com os outros, preferimos determinadas pessoas, desejando permanecer o mais tempo possível junto delas. O amor e a amizade explicam, em parte, esta atracção.
            Mas nem sempre as nossas relações interpessoais se regem por parâmetros de natureza atractiva. Os conflitos são frequentes, levando as pessoas a ferirem-se. A agressão também faz parte das relações interindividuais, expressando-se por actos que têm implícito o desejo de prejudicar ou destruir o outro.

Atracção interpessoal
            A atracção interpessoal diz respeito ao desejo ou à tendência de uma pessoa se aproximar de outra e permanecer junto dela. Envolve certos comportamentos, na medida em que se traduz em acções que favorecem a aproximação da pessoa com a qual se deseja conviver.
            Apesar de envolver dimensões como a cognitiva e a conativa, a dimensão emocional é preponderante na atracção interpessoal, e reveste-se de formas variadas, que vão do amor e da amizade até à admiração e ao respeito.

ATRACÇÃO INTERPESSOAL| Constelação de sentimentos positivos que leva um ser humano a aproximar-se de outro.
            O reconhecimento do papel da afectividade na atracção interpessoal levou os psicólogos sociais a preferir analisar as vivências e interacções reais entre as pessoas a estudá-las em situações artificiais de laboratório, em que elas se desconhecem umas às outras.

Factores de actracção
            Apesar de não ser legítimo tratar da mesma maneira relações tão diferentes como as que se criam entre pais e filhos, entre amantes apaixonados ou entre simples companheiros de trabalho, é possível indicar um conjunto de factores comuns responsáveis pelas referências aproximativas entre as pessoas. Entre eles, a proximidade, a afiliação física, as semelhanças culturais e a reciprocidade.



            No ínicio da atracção entre um homem e uma mulher, a aparência física é determinante. Posteriormente, para que a atracção se mantenha, é necessário haver afinidades de interesses e valores.

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "