quarta-feira, abril 06, 2011

Watson e o Behaviorismo (2)

Em que medida a Escola Behaviorista corta com o pensamento das Escolas anteriores?

“A psicologia, na visão behaviorista, é um ramo experimental puramente objectivo da ciência natural. O seu objectivo teórico é a previsão e o controlo do comportamento. A introspecção não faz parte essencial dos seus métodos, nem do valor cinetífico dos seus dados depende da prontidão com que se prestam à interpretação em função da consciência. O behaviorista, num esforço para obter um projecto unitário de resposta animal, reconhece não haver linha divisória entre o homem e o animal. O comportamento do homem, com todo o seu refinamento e a sua complexidade, forma apenas uma parte do projecto total de investigação do behaviorista (…)”
SCHULTZ, D. & SCHULTZ, S. (2005), História da Psicologia Moderna


            O behaviorismo apresenta-nos como distinto das outras correntes de pensamento anteriores; é distinto do estruturalismo (que pretende reduzir a consciência aos seus elementos mais simples pela utilização do método introspectivo) e é também distinto do funcionalismo (que pretende aceder aos processos e funções conscientes adaptativas fazendo uso de um método eclético).
Esta teoria enquadra-se no contexto mecanicista, defenindo-se a so mesmo como “um ramo experimental puramente objectivo da ciência natural” e no contexto da psicologia animal.
            O objecto desta Escola é assumido como inovador, direccionando-se para o comportamento e não para a consciência. E apresenta como objectivo a previsão e o contolo do comportamento.


            Neste momento, podemos perceber a existência de duas posições opostas na abordagem ao ser humano:
·         Associacionismo + Estruturalismo à Enfatizam a dimensão interna
·         Behaviorismo à Enfatiza a dimensão externa



            A mudança radical no objecto e objectivo da psicologia estendeu-se ao método e, como tal, o método introspectivo não servia para estudar o comportamento. O fundador do behaviorismo defendia que apenas os métodos objectivos de investigação deviam ser considerados, nomeadamente, a observação experimental, o teste e o método do reflexo condicionado.

            Tal como se sucedera na psicologia estruturalista, também no behaviorismo havia interesse na determinação da estrutura. No entanto, agora o objecto seria o comportamento e não a consciência, e o objectivo seria o estabelecimento dos elementos constituintes do comportamento e não da consciência. Esses elementos foram definidos pelos behavioristas enquanto movimentos musculares e secreções glandulares.

            Segundo Watson, os behavioristas ampliavam as suas metas além da simples redução do comportamento em unidades estímulo-resposta e procuravam compreender o comportamento na sua totalidade. Assim sendo, a resposta comportamental poderia ser:
·         Explícita, caso ocorra externamente (por exemplo, movimento musculares), dando lugar a uma resposta directamente observável;
·         Implícita, caso ocorra internamente (por exemplo, impulsos nervosos), dando lugar a uma resposta acessível apenas através de instrumentos específicos.


De forma semelhante, o estímulo poderia ter dois tipos de classificação: simples ou complexo, consoante a situação de estimulação fosse reduzida a um ou a mais estímulos, respectivamente.






Toma Nota:
Depois das críticas ao behaviorismo surgiram ainda o neo-behaviorismo e o sócio-behaviorismo.


0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "