A História da Psicologia é marcada por evoluções contínuas: diversos intelectuais e experimentadores defendem novas ideias, que se contrapõem às antigas, substituindo-as, em alguns casos, amplificando-as noutras, definindo assim o curso das escolas de pensamento.
É de notar que o desenvolvimento de cada escola ficou marcado pela relação divergente com o pensamento predominante até então e pela emergência de pontos de vista desafiadores que a estes se opunham.
Resumidamente, a Psicologia não foi definida num só momento e estagnou, houve uma constante evolução de ideias, pensamentos, até aos dias de hoje. No entanto, a Psicologia não irá ficar por aqui, até ao que chegou actualmente, isto é, o que nos estudamos hoje e toda a informação existente sobre o assunto poderá muito bem não ser as mesmas quando os nossos netos tiverem acesso a este tipo de conhecimento ou mesmo então os nossos filhos. A Psicologia como ciência que se tornou é dinâmica e está em contanste “regeneração”.
Para teres acesso a este quadro esquemático, faz o download do mesmo aqui.
Nos próximos posts poderás ver cada escola de pensamento um pouco mais aprofundada, onde estará abordado o tema "1.1. O aparecimento da psicologia como ciência". Não percas!
0 comentários:
Enviar um comentário