quarta-feira, março 30, 2011

Wundt e o Associacionismo


Fig. 1 - Wilhelm Wundt
(1832-1920)

           
             A abordagem revolucionária de Wundt, direccionada para a Psicologia experimental, resultou numa mudança profunda na pesquisa psicológica, movendo-a do domínio filosófico da reflexão lógica para o domínio das ciências naturais e da utilização de técnicas experimentais em laboratório.
  


 
Wundt elege a consciência (referente ao conjunto dos processos e factos psíquicos de que temos conhecimento – por oposição aos que não temos acesso e que se encontram a um nível inconsciente) como objecto de estudo e a introspecção como método. Este método consistia na auto-análise da mente que se baseia na reflexão e no relato dos processos mentais.

Fig. 2 - Em 1879, Wundt e os seus colaboradores
numa pequena sala daUniversidade de Leipzing.

A obtenção de julgamentos conscientes através da introspecção era o primeiro passo para a realização de duas tarefas fundamentais:
· Primeira, a análise dos processos mentais a partir dos seus elementos básicos (sensações e sentimentos);
· Segunda, a descoberta do fundamento subjacente à síntese e organização da consciência – a descoberta de leis de apercepção.

De acordo com Wundt a apercepção corresponderia ao processo de organização dos elementos mentais no sentido da formação de uma síntese criativa, ou seja, é a reunião das partes elementares que constituem a experiência consciente e à elaboração de novas propriedades a partir da organização mental dessas partes.
Desta forma, a meta final de Wundt era a determinação das leis de conexão ou de associação que regiam a organização dos elementos constitutivos da consciência, isto é, a sua síntese em processos cognitivos superiores por meio da apercepção.


            A escola introduzida pelo investigador foi alvo de diversas críticas. Wundt não tornou a Psicologia numa Ciência autónoma, pois reconheceu que o seu objecto de estudo era a consciência, remetendo, assim, para o campo da subjectividade. Além disso, a introspecção controlada não permite que outros observadores observem e analisem os dados a serem estudados. Ao usar-se como método somente a introspecção controlada, o estudo da psicologia torna-se muito limitado: assim, não é possível estudar-se o comportamento de um indivíduo débil mental, de um animal ou de uma criança.

A partir da década de 1920, todavia, a introspecção foi abandonada, o mesmo acontecendo com a psicologia experimental proposta por Wundt: centrada na descrição e organização dos elementos da consciência, aproximava-se mais de uma ciência académica do que de uma ciência prática.



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