Fig.1 - Edward Titchener (1867-1927) |
Wundt procurava identificar os elementos da consciência centrando-se essencialmente na sua síntese em processos cognitivos superiores através da apercepção, enquanto que Titchener defendia que a principal tarefa da psicologia residia na decomposição da natureza das experiências consistentes elementares, isto é, na determinação da estrutura da consciência pela análise das suas partes consistentes.
Para Titchener a experiência consciente dependente do indivíduo seria o único enfoque adequado da pesquisa psicológica, diferenciando-se do tipo de experiências estudado por cientistas de outras áreas.
O discípulo de Wundt utilizava um método introspectivo muito semlhante ao proposto pelo seu professor no que se referia ao rigor e à repetição, bem como à procura contínua da obdiência às normas da experimentação científica. Não obstante, existia uma grande diferença na aplicação do método por Titchener e por Wundt: enquanto o primeiro lidava com os relatos subjectivos dos elementos da consciência, o segundo lidava com reacções mais objectivas e quantitativas ao estímulo externo.
0 comentários:
Enviar um comentário