Que inovação está associada à Escola de Pensamento Funcionalista?
Fig. 1 - William James (1842-1910) |
O princípio estruturador da teoria de James é a ideia de que uma experiência consciente é simplesmente uma experiência consciente e não um grupo ou conjunto de elementos a serem analisados intrsopectivamente.
Esta concepção distinta de consciência colocava James numa posição oposta à de Wundt. A descoberta de elementos mínimos da consciência através da introspecção seria insuficiente para demonstrar a existência independente desses elementos na ausência do observador treinado que a consciência seria um processo complexo de inferência e abstracção.
As suas ideias inovadoras implicaram a determinação de uma nova visão sobre o objecto da Psicologia, uma nova forma de perspectivar a consciência mas também uma forma mais complexa de conceptualizar o método da Psicologia: a introspecção seria um instrumento indispensável e as suas dificuldades, segundo James, seriam ultrapassadas pela utilização eclética deste método, do método experimental1 e do método comparativo2.
Assim, num movimento de oposição conceptual, mais do que no intuito de fundação de uma escola distinta das anteriores, surge o movimento funcionalista, focalizado no modus operandi dos processos conscientes e nas suas funções adaptativas.
Esta nova Psicologia procurava chegar às pessoas, saindo do laboratório ou da sala de aula, e pretendia-se prática e activa.
1Método Experimental – é um método explicativo e quantitativo de investigação científica constituído por Galileu Galilei (1564-1642). Tradicionalmente é formalizado em quatro momentos ou fases (observação, formulação da hipótese, experimentação e elaboração/ generalização dos resultados).
2Método comparativo – é um método de investigação que se baseia na comparação de indivíduos ou de grupos – homens e animais – com características diferentes.
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