A psicologia de gestalt (o termo gestalt remete para forma ou entidade organizada, referindo-se a um objecto específico e à organização que lhe corresponde) surgiu no contexto cultural alemão, entre as duas Guerras Mundias, e atacou as psicologias dominantes (funcionalismo e estruturalismo), tal como fizera o behaviorismo.
Mas as diferenças entre esta nova psicologia e o behaviorismo logo se vieram a demonstrar, pois os psicólogos da gestal reconheciam o valor da consciência para a sua psicologia (embora criticassem severamente a sua redução a elementos constituintes), ao contrário dos behavioristas.
Fig.1 - Max Wertheimer (1880-1943) |
Experimenta: Podes, no entanto, pôr facilmente em prática o Fenómeno de Phi. Primeiro, coloca um dedo à frente do nariz (suficientemente perto para que consigas ver duas imagens) e, seguidamente, abre e fecha cada olho alternadamente. O dedo aparentemente saltará de um lado para o outro.
A reflexão deste investigador centrou-se na explicação da percepção de movimento aparente reduzindo-a a elementos sensoriais simples. Para Wundt, dois feixes de luz seriam sempre dois feixes e nada mais. Então, o trabalho de Wertheimer foi encontrar uma explicação para o aparente movimento. Era necessária a existência de mais do que a soma das partes para justificar a percepção de movimento sem que haja uma deslocação real correspondente e a psicologia elementar e associacionista não bastava para dar conta desses fenómenos.
Para os gestaltistas, os elementos sensoriais combinavam-se para formar uma estrutura ou forma (Gestalt).
Fig. 2 - Wolfgang Kholer (1887-1967) |
Kholer apresentou-nos estudos com um nível de procedimento simples com poucos recursos/utensílios, e procurou sustentar a resolução de problemas na sua relação com a reestruturação do campo perceptivo.
As investigações incluiam duas situações experimentais:
· Uma mais simples, o chimpanzé está dentro de uma jaula, existindo uma vara próxima das grades da jaula e de uma banana pendurada fora da jaula, longe do alcance imediato do chimpanzé;
· Uma de maior dificuldade, o que diferia da primeira situação era a localização da vara, foi colocada distante das grades, no interior da jaula.
O comportamento do chimpanzé ao nível da resolução de problemas mostrava-se distinto nas duas situações. Quando se colocou a vara junto das grades da jaula, mais próxima da fruta, os dois elementos foram percebidos como partes integrantes da mesma situação-problema. Foi fácil para o chimpanzé utilizar a vara para puxar a fruta para próximo de si. Na segunda situação, contido, a distância que existia entre os dois elementos do problema, a banana fora da jaula e a vara colocada no interior da jaula, implicou uma reestruturação do campo perceptivo, isto é, a compreensão dos dois elementos como parte do mesmo problema.
Para que ocorresse esta reestruturação, seria necessário o insight ou compreensão súbita – a compreensão ou solução imediata do problema – uma forma de aprendizagem resultante de várias tentativas que fornecem a assimilação das relações entre elementos.
Fig. 3 - Insight |
Podemos considerar que as principais diferenças entre a psicologia de gestal e as outras escolas de pensamento anteriores estão presentes no seu posicionamento face a duas dicotomias: interno/externo ou inato/adquirido, por um lado, e parte/todo, por outro.
0 comentários:
Enviar um comentário