A criança precisa aprender a mover-se e usar o seu corpo para executar várias tarefas, este processo é conhecido como desenvolvimento motor.
Inicialmente, os movimentos dos bebés são simples, descontrolados, são movimentos reflexos com os quais eles já possuem quando nascem. Com o tempo, aprendem a mover voluntariamente as diferentes partes do seu corpo, aumentando as habilidades motoras mais finas e mais grossas. Em geral, os bebés começam a desenvolver as habilidades motoras a partir do centro do corpo para fora e da cabeça à cauda. Eles aprendem a controlar a cabeça e o pescoço antes de aprender a manobrar os braços, e aprendem a manobrar os braços antes de aprender a manipular os seus dedos. Os bebés aprendem a mover o tronco antes de aprender a mover os braços e as pernas.
Quando os bebés aprendem habilidades, eles vão criar novas habilidades em cima das antigas habilidades. É importante lembrar que cada criança é única. Há uma sequência geral de marcos ou indicadores de desenvolvimento que as crianças alcançam, mas cada criança irá progredir através deles em diferentes idades e sequências.
Quando os bebés nascem estão equipados com um conjunto de reflexos, ou acções automáticas. Alguns reflexos ajuda-os a realizar tarefas básicas, como respirar livremente e beber leite, enquanto que outros reflexos parecem não ter qualquer efeito real. Todos esses reflexos podem ajudar os médicos a identificar nos bebés problemas neurológicas ao nascimento e à medida que crescem. As crianças começam e amadurer nos primeiros meses de vida e começam a desenvolver a capacidade para voluntariamente mover-se e usar o corpo, sendo que a maioria desses reflexos de forma gradual e naturalmente vai desaparecendo.
Reflexos dos bebés
O reflexo de sucção permite que bebés bebam leite e se alimentem nos primeiros dias de vida. Esta é uma habilidade permanente, mas qaundo os bebés crescem, podem controlar quando bebem. Outra habilidade permanente e de apoio à vida é reflexo de mover a cabeça. Este reflexo permite que um bebé vire a cabeça, se alguma coisa (cobertor, travesseiro) está a bloquear o seu fluxo de ar.
Existem ainda outros reflexos mas de menor valor de sobrevivência, mas ainda são expressivos. Durante os primeiros 3-4 meses, os bebés têm uma incrível capacidade de agarrar. Embora este reflexo não tenha qualquer função de sobrevivência em tempos modernos, ajuda os bebés a criarem um vínculo com pais e familiares nas primeiras semanas de vida. Da mesma forma, para os primeiros dois meses, os bebés vão "caminhar" com as suas pernas na posição vertical com os pés a tocar numa superfície. Mesmo que esse reflexo desapareça meses antes de os bebés começarem a andar intencionalmente, os especialistas acreditam que ajuda as crianças a aprenderem com é que as pernas podem ser usadas.
0 comentários:
Enviar um comentário