Como a própria palavra indica é uma experiência “antes do tempo”, isto é, a experiência precoce define-se quando é dado um certo estímulo a uma criança desde muito cedo.
Os gémeos embora o código genético seja exactamente igual, há factores que influenciam a forma como os genes se expressam. Estes podem exacerbar ou amortecer a expressão de um certo gene e, por isso, conduzir a pequenas diferenças nos caracteres. E é por serem iguais geneticamente que são alvo de estudos sobre experiências precoces.
Exemplos destas experiências são, no cado dos gémeos recebe um treino muito intenso precocemente e o outro só passado uns meses mais tarde e no caso dos gansos bebés que recebem um estímulo entre as 10 e 32 horas após o nascimento.
Períodos Críticos
Os períodos críticos são caracterizados por momentos específicos da vida do bebé, onde é “aproveitado” para se fazer modificações que, futuramente irão ter repercussões na vida da criança, nem devem ser feitas demasiado cedo, nem tarde, o período crítico é este momento exacto, o ponto de equilíbrio.
Para John P. Scott o period critic é “um momento no qual um grande efeito pode ser produzido por uma pequena modificação das condições, contrariamente a qualquer outro período mais tardio ou precoce da vida” (Sprinthall & Sprinthall, 1990).
A criança tem que ser “treinada” na altura certa, para podermos ”tirar proveito” do período crítico, se for cedo de mais ou então tarde de mais a criança pode sofrer problemas ou prejuízos (Sprinthall & Sprinthall, 1990).
Após alguns estudos pode constatar-se que em alguns comportamentos a experiência precoce tinha pouco ou nenhum efeito, que noutros essa prática era benéfica, e noutros essa intervenção mostrava-se mesmo prejudicial. Portanto, deveria existir um meio termo entre estimular a criança a praticar novas actividades e relaxar, até porque a criança procura ser estimulada naturalmente.
Visto que o tempo crítico é um período favorável à aquisição de determinada competência, é importante saber-se quando ocorrem para não induzirmos a criança a realizar determinada actividade quando o organismo desta ainda não está preparado, prejudicando assim a aprendizagem. No entanto existem poucos dados que nos indiquem quando ocorrem os períodos críticos, pensa-se que coicidem com os períodos de crescimento mais rápido.
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