Piaget fez o estádio "Sensório-motor" infantil porque ele reconheceu que as crianças aprendem sobre o mundo, interagindo com ela através dos seus sentidos. Elas não compreendem o seu ambiente muito bem no início, mas nascem primorosamente preparadas para explorar e aprender. Elas aprendem a fazer movimentos intencionais, como dar sentido às coisas, como falar, e como executar outras competências. Todas essas mudanças exigem que os bebés utilizem todos os seus sentidos: tacto, paladar, olfato, audição e visão.
Os bebés podem sentir e reagir à dor e ao toque de nascimento, e esta é a primeira importante ligação entre os lactentes e cuidadores. Eles podem sentir quente e frio, fome e satisfação, texturas macias e ásperas, dor e conforto, aconchego e abandono.
À medida que as crianças crescem, começam a tocar nos objectos ao seu redo com as mãos, os pés e a boca, para conhecerem os obejctos. Quandos os bebés colocam os brinquedos na boca, eles não estão a tentar prová-lo mas estou a tentar sentir a textura e a estrutura do brinquedo. É importante que quem toma conta das crianças os mantenham longe de objectos pequenos, perigosos ou de substâncias venenosas.
Enquanto os bebés andam à descoberta do seu ambiente através do tacto, eles começam a aprender a utilizar o paladar. Os sentidos do paladar e do olfacto estão interligados. Quando os bebés nascem, têm a capacidade de distinguir os sabores como doce, azedo e amargo, mas eles preferem os sabores doces e aromas semelhantes ao leite materno. Na verdade, a capacidade do paladar do bebé é tão específica que ele consegue mesmo distinguir a diferença do leite da mãe do de outra mulher. À medida que os bebés crescem, entre um e seis meses, eles começam a gostar de bebidas mais salgadas, o que os irá preparar para comer alimentos sólidos mais tarde. Por volta dos seis meses, quando começam a comer alimentos sólidos, eles têem tendência a preferir os alimentos mais doces ao amargos e frutos vegetais. Como à medida que as semanas passam lhe são introduzidos alimentos novos o bebé começa a desenvolver gostos próprios, individuais.
Os bebés podem ouvir no nascimento, e os médicos podem testar as crianças para problemas de audição logo após o mesmo. Ao nascer, os bebés vão virando a cabeça para sons no seu ambiente. Uma pesquisa mostrou que os bebés preferem sons mais complexos, como a fala e a música, a simples sons tonais. Além disso, os bebés podem mesmo começar a distinguir diferentes sons logo após à saida do útero. Quando so bebés começam a amuderecer, entre o primeiro e o sexto mês, eles começam a ser capazes de localizar os sons no espaço e, mais por volta dos seis meses começam eles próprios a emitir sons.
Enquanto alguns sentidos estão completamente desenvolvidas ao nascimento, outros requerem tempo para amadurecer antes de se tornarem refinados. Ao contrário das suas habilidades para cheirar ou ouvir, os bebés não são capazes de ver. Eles desenvolvem a sua perspicácia visual, percepção de cores e capacidade de se concentrar à medida que amadurecem nos primeiros meses. Ao nascer, a finura visual é apenas 20/600, o que significa que a maioria dos objectos mais distantes, aos seus olhos, são apenas objectos escuros, sombrios. Recém-nascidos podem ver melhor os objectos e rostos que estão a uma distância de 8-14 centímetros de si, que é de cerca da distância da mãe ao bebé quando está com ele ao colo. Os olhos dos bebés desenvolvem-se rapidamente, e por volta dos 2 ou 3 meses, já têm a capacidade de ver um espectro completo, ou intervalo de cores e pode concentrar-se em objectos como os adultos. Neste ponto, eles também podem reconhecer os pais e pode reconhecer a diferença entre os rostos de outras pessoas. Por volta dos 6 a 8 meses, eles desenvolvem a perspicácia visual igual à dos adultos, cerca de 20/20, e podem acompanhar ou seguir objectos no seu campo de visão com o aumento da precisão. Por volta dos 9 meses, eles começam a desenvolver a percepção de profundidade, ou a capacidade de ver e compreender que os objectos diferentes são diferentes distâncias de distância. Eles serão capazes de entender que estão sentados num sofá e vão ter de descer para chegar ao chão.
Os bebés não são apenas consumidores passivos de informação sensorial. Eles estão activamente a tentam dar sentido às informações que absorvem através dos seus sentidos. Este processo tem um efeito real sobre a qualidade do seu desenvolvimento cerebral. Os bebés que são adequadamente estimulados, cuidados e amados demonstram-se desenvolver melhor (mais rápido, mais robusto, etc) do que os bebés que são negligenciados. Os sentidos dos bebés podem ser estimulados de várias maneiras: a ouvir os cuidadores a falar, olhar para objectos e cores diferentes, e brincar com brinquedos que possuam diferentes texturas. Os bebés literalmente têm necessidade de contacto físico e de serem acarinhados pelos cuidadores, a fim de crescer e de se desenvolver adequadamente. Os bebés que não receberem estas necessidades satisfeitas podem vir a ter problemas de desenvolvimento.
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