domingo, maio 01, 2011

A Psicologia do Desenvolvimento


A Psicologia do Desenvolvimento estuda o comportamento humano ao longo do ciclo da vida desde o nascimento até à morte, tendo em conta os factores físicos, cognitivos, afectivos e sociais que afectam as diversas fases de crescimento, maturação e declínio. Como estes factores não actuam isoladamente, um problema importante é a análise da interacção dos factores biológicos com os factores cognitivos e sociais na génese dos comportamentos, como a aquisição da linguagem e o desenvolvimento cognitivo, social e afectivo.

Houve um tempo em que a infância e a adolescência constituiram o principal período de estudo, porque neste período ocorria a fase mais acentuada do desenvolvimento humano. No entanto o âmbito da psicologia do desenvolvimento inclui actualmente todo o ciclo de vida humana, agrupando-se em áreas mais específicas como a psicologia da infância, a psicologia dos adultos e a psicologia do idoso, cada uma com os seus problemas próprios que requerem respostas específicas.


Algumas questões colocadas pelos psicólogos do desenvolvimento são as seguintes: “São as crianças qualitativamente diferentes dos adultos ou eles simplesmente não têm a mesma experiência dos adultos?”; “O desenvolvimento ocorre através de uma acumulação gradual de conhecimento ou por mudanças de um estágio de pensamento ou outro?”; “As crianças nascem com conhecimento inato ou elas percebem as coisas com a experiência?”; “O desenvolvimento é direccionado pelo contexto social ou por algo dentro da criança?”.

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